22 de novembro de 2017
Resenha: diário em tópicos
Se você gosta de agendas e cadernos fofos, mas tem dó de usar só para não estragar, saiba que também faço parte desse time. Eu tenho alguns cadernos que simplesmente não uso para não deixá-los feio. Sim, eu faço isso.
Só que no momento existe uma popularização do Bullet Journal, planners, diários e agendas, que você pode utilizar para organizar e ter tudo que precisa em um único lugar. Claro que não existe um jeito certo para usar um Bullet Journal, mas você pode personalizar e deixar tudo com o seu estilo fofo de ser.
Nas minhas pesquisas no pinterest para personalizar o meu caderno descobri o Bullet Journal. Depois pesquisei grupos no facebook sobre o assunto e foi num desses grupos que alguém falou sobre o livro diário em tópicos.
No início pensei que seria muito mais prático fazer minhas pesquisas na internet do que ter um livro sobre o assunto. Só que a minha curiosidade me fez comprar o livro. Eu fiquei com um pouco de medo de me arrepender, mas isso não aconteceu.
O livro diário em tópicos foi escrito pela Rachel Wilkerson Miller e é da editora Sextante. A edição do livro é linda demais. A capa tem um papel um pouco mais duro e as páginas tem as pontas arredondadas nas pontas. O projeto gráfico e o lettering foi feito por Antonio Rhoden.
O livro começa com a autora contando a sua história no mundo das agendas e diários. Eu me identifiquei muito com ela nesse momento. Depois ela conta sobre como foi o encontro com o formato do Bullet Journal e de como todo mundo pode usar o método.
A primeira vez que vi um Bullet Journal achei o caderno mais lindo do mundo. Só que ele tinha um problema: era muito decorado, cheio de letras que eu nunca havia feito na vida. Eu sei que com um pouco de prática é possível fazer um belo lettering, mas num primeiro momento é assustador imaginar como escrever de um jeito tão bonito.
E o mais legal do livro é que a autora mostra páginas bem simples e bonitas. O objetivo principal é ter algo útil para que seja feita as anotações com organização, não é mesmo?
O livro tem 14 capítulos e mesmo quem nunca ouviu falar nesse estilo de organização pessoal, consegue entender o passo a passo para montar o Bullet Journal. É possível ver como criar páginas diárias, mensais, semestrais e anuais, onde dá para anotar os hábitos sobre alimentação, saúde, viagens, tarefas domésticas e tudo o que você precisar para se organizar melhor.
A leitura é bem fácil e rápida. Consegui ler o livro em apenas um dia chuvoso. As páginas são amareladas e as ilustrações são lindas. O livro tem várias páginas nas cores verde e rosa, tudo bem candy color.
Até encontrei uma página que ilustra como eu gosto de organizar os posts para o blog. É só colocar o mês no topo, os dias da semana e do mês, lado a lado. No meu caderno deixei o item "a fazer" no final da página, mas a autora deu a ideia de colocar no lado, que fica bem legal também.
A Rachel ainda fala sobre alguns itens que podem ser usados no Bullet Journal como canetas, marcadores, adesivos, post-its, régua e todos os acessórios para se começar com a técnica.
No final do livro tem algumas páginas com pontinhos para quem quiser praticar. Como tudo no diário em tópicos é cheio de charme, não poderia faltar uma fita na cor verde que serve como um marcador para o livro.
Já está pensando em comprar uma nova agenda para o próximo ano? Talvez o que você precise seja apenas fazer suas anotações no seu velho caderninho que está muito bem guardado.
Se você já aderiu ao Bullet Journal, pode contar nos comentários.
Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...
O que eu gosto mesmo das agendas é poder ir consultar as de anos anteriores e ver o que andei a fazer...
ResponderExcluirXoxo from Portugal
marisascloset.blogspot.com
É bom mesmo dar uma espiada nas coisas do passado. Bjus!
ExcluirEu confesso que não uso agendas.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Tudo bem, Isa. Bjus!
ExcluirI have a journal documenting by day by day awesome idea.
ResponderExcluirOk,Jackie.
ExcluirEu ouvi falar disso esses dias, acredita? A atrasada kkkkkk. xD
ResponderExcluirAchei muito fofo esse! Deu até vontade de ter um para chamá-lo de meu. xD
Beijo!
Cores do Vício
Não faz muito tempo que descobri o Bullet Journal. Eu também quero um pra mim. kkkk.
ExcluirWhat a cool looking diary!
ResponderExcluirHave a lovely day :)
Rosanna x
Rose's Rooftop
I agree. Kisses!
ExcluirOi, Adriana!
ResponderExcluirAdoraria ler esse livro... Adoro ideias de organização! Achei bem interessante...
Abraços, Cris
Eu também gosto de ideias de organização. Bjus!
ExcluirEu sou dessas que vários cadernos e agendas fofas, mas não usa porque tem dó hahahaha!
ResponderExcluirAcho bem legal essa coisa de bullet journal, mas não tenho muita paciência pra ter um :(
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Eu também tenho dó de usar os cadernos fofos. Pra fazer o Bullet Journal tem que ter paciência mesmo. Bjus!
ExcluirAinda não aderi a o bullet jornal mas quem faz gosta muito.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Quem sabe um dia você também possa aderir. Bjus!
ExcluirJá uso planner há dois anos e adoro o bullet jornal ainda não tive contato.
ResponderExcluirBeijos
http://www.pimentadeacucar.com
Ainda não usei planner, mas gostaria de ter um. Bjus!
ExcluirThanks.
ResponderExcluirThank you.
ResponderExcluirQue livro maravilhoso! Não conhecia!
ResponderExcluirÓtima resenha.
Beijos.
https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/
Obrigada.
ExcluirOlá Adriana, também sou do time das que tem dó de usar cadernos lindos rsrs achei bem legal a proposta desse livro, nunca tinha lido algo sobre esse tipo de organização pessoal, gostei!
ResponderExcluirbjus
Ari ♥
www.devoltaaoretro.com.br
Eu também tenho dó de estragar os livros, mas tem muito livro com a proposta de escrever neles.
ExcluirBjus!