24 de novembro de 2023
Natal no hemisfério sul: uma celebração sob outras estrelas
Nos últimos dias o Brasil passou por períodos intensos de calor. Apesar de estarmos acostumados com as altas temperaturas, os termômetros registram um calor acima da média. Por aqui o calor foi tão intenso que não tem mais ar condicionado nas lojas e não há previsão de quando chegarão. O preço deles também aumentaram muito, seguindo a lei da oferta e procura.
Quando está muito calor, todo mundo quer frequentar um lugar mais fresco para se refrescar. Eu não pude deixar de aproveitar o ar condicionado do shopping. A minha presença lá era só para aliviar um pouco aquele calor que eu estava sentindo. Além de me refrescar, também observei a decoração de Natal e todos os aspectos que envolvem essa data. Uma simples observação me fez pensar sobre o quanto o clima interfere em nossas comemorações.
Enquanto o Hemisfério Norte mergulha em paisagens nevadas e aconchego à lareira durante o Natal, o Hemisfério Sul se entrega a uma celebração marcada pelo calor do verão e tradições singulares. É incrível ver o quanto uma data pode ser transformada pelo clima que temos ao nosso redor, mas isso não tira o brilho do Natal no Hemisfério Sul e ele também se torna uma experiência especial.
Em vez de neve, as praias se tornam o cenário perfeito para comemorações animadas. Famílias e amigos se reúnem em churrascos ao ar livre, compartilhando risadas e boa comida sob o sol brilhante. Claro que, se estiver muito quente, temos que entrar para dentro das casas e não nos expor sob os raios solares mais intensos.
A árvore de Natal pode não ser um pinheiro coberto de neve, mas sim uma imponente palmeira decorada com enfeites reluzentes. Para quem não abre mão do pinheiro, itens como concha e estrela-do-mar poderão decorar a árvore de Natal.
Se no norte a tradição é deixar os presentes sob a árvore, no sul, o calor muitas vezes inspira trocas mais descontraídas. É nesse momento que entra brincadeiras como o amigo secreto ou amigo oculto, trazendo muitos sorrisos para a hora da troca dos presentes. As roupas precisam ser leves e os presentes podem estar relacionados com o verão, como é o caso dos trajes de banho.
E, é claro, não podemos esquecer da clássica ceia de Natal, que aqui pode incluir muitas frutas frescas, sorvetes, sucos, frutos do mar e iguarias típicas da estação.
Apesar das diferenças, algo une ambos os hemisférios: o espírito festivo. O Natal no Hemisfério Sul pode ser diferente, mas a alegria, gratidão e a vontade de compartilhar momentos especiais continuam sendo os pilares dessa celebração global. Então, quando você comemorar o Natal sob o calor do sol intenso do Hemisfério Sul, aproveite cada momento, pois é exatamente essa singularidade que torna a temporada tão memorável.
Foto início Pexels: Laura James
Por hoje é só pessoal...
Beijinhos e até mais...
Thanks for your sharing...
ResponderExcluirThanks.
ExcluirMorando em Portugal agora vejo essa diferença, o natal aqui tem um clima totalmente diferente, uma tradição mais forte. Ano passado eu ainda não tava no clima mas esse ano tô muito ansiosa.
ResponderExcluirBeijos, Ru.
ruanablog.blogspot.com.br/?m=1
Aproveite o seu Natal com bastante frio porque aqui é um calor imenso.
ExcluirBjus!!!
Eu sou suspeita de falar pois amo o Natal !♡
ResponderExcluirhttps://www.blogdamari.com.br/
Eu também amo o Natal.
ExcluirBjus!!
Oi,
ResponderExcluirCurioso nós vamos para o centro comercial no Inverno para estarmos quentes kkkk precisamenteo contrário!
Bom fim de semana!
É o contrário mesmo. Aqui está muito quente agora.
ExcluirBeijinhos!!!
Ahhh, o espírito de natal, amo de mais. Acho que nosso papai noel poderia vestir bermudas e camiseta de manga curta e ficaria show hehehe.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Eu também acho que o look do nosso Papai Noel está muito errado.
ExcluirBjus!!!
Olá, Adriana.
ResponderExcluirEu gosto muito da decoração natalina e concordo com a Monique. O nosso papai noel poderia vestir algo mais "tropical" já que vivemos pleno verão nessa época.
big beijos
www.luluonthesky.com
Eu também concordo que o Papai Noel poderia vestir algo mais de acordo com o nosso clima.
ExcluirBjus!!!
Que post amor, eu amo demais o Natal, amo decorar tudo e sério, sou louca para passar o natal no hemisfério norte só por causa do frio e neve.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Eu também gostaria de ir ao hemisfério norte só por causa do frio e da neve.
ExcluirBjus!!!
Amei esse post de hoje sobre o natal!
ResponderExcluirbjs
https://www.pinkbelezura.com.br/
Que bom, Karina.
ExcluirAquí hay diferencias también :)
ResponderExcluirYes :)
ExcluirRealmente nesses últimos dias fez um calor absurdo por aqui, eu evitei sair de casa nesses períodos quentes. O ruim é que faltam muitas árvores ao longo do planeta, nem todo mundo curte a natureza e em vez de plantar só destrói com isso o calor só aumenta.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Se nada for feito, tudo vai piorar. E nós somos os culpados.
ExcluirBjus!!!
Amo essa época e todas essas festividades. Obrigado por esse banho de curiosidade e informação.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Obrigada.
ExcluirO que mais gosto desta quadra, é de poder passá-la com os que nos são mais especiais!
ResponderExcluirGosto muito do Natal também! Mas nem imagino o calor que por aí se tem feito sentir! Acho que as temperaturas andam a bater records, por estes dias... Há algumas semanas atrás, falaram sobre tal, no nos nossos telejornais, a respeito das altas temperaturas do Hemisfério Sul... não esquecer dos cuidados com o sol na pele, Adriana...
Um beijinho! Bom final de domingo e votos de uma excelente semana e com temperaturas mais amenas de preferência!
Ana
Aqui está quente demais. Nunca vi um clima tão quente assim.
ExcluirBjus!!!